Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2017

Alô Câmara Rio Alô Câmara Rio

Atendimento ao Cidadão.

Veja aqui os canais disponíveis.

Debate Público discute Plano de Metas do Município

Foto: ASCOM

Um Debate Público realizado no Salão Nobre da Câmara do Rio, nesta segunda-feira (27), reuniu representantes de organizações da sociedade civil para discutir o Plano de Metas do município do Rio de Janeiro, documento que contém os compromissos do prefeito para os quatro anos de mandato. Presidida pela vereadora Marielle Franco (PSOL), a mesa de honra contou também com a presença do vereador Tarcísio Motta (PSOL); do coordenador-executivo da Casa Fluminense, Henrique Silveira; e do coordenador-geral de mobilizações da Rede Meu Rio, João Senise. A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão foi convidada a participar do Debate Público, porém não enviou representante.

Previsto na Lei Orgânica do Rio de Janeiro, o também chamado plano estratégico deve ser apresentado nos primeiros 180 dias de mandato. Portanto, o prefeito Marcelo Crivella tem até o dia 29 de junho para apresentar o plano de sua gestão, detalhando as metas quantitativas setoriais a serem alcançadas até 2020. As metas precisam vincular-se ao que for estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Henrique Silveira explicou que o Rio de Janeiro é um dos 47 municípios brasileiros que tem a obrigação de divulgar o plano de metas. Ele acredita que o documento tem o potencial de aproximar a gestão pública da cidadania, porém, precisa garantir a efetiva contribuição da sociedade civil. "A ideia é que nesses planos tenhamos a participação social e, principalmente, sejam disponibilizadas ferramentas de monitoramento dessas metas, um modo de acompanhar a prestação de contas do que está sendo feito".

João Senise, da ONG Meu Rio, defendeu a participação popular na elaboração de metas orçamentárias, a divulgação do que foi efetuado de forma acessível a todos, além da realização de consultas e audiências públicas setoriais e regionais. "Por meio da implementação do orçamento participativo e um plano estratégico que tenha a participação de fato da sociedade civil, em que as sugestões são não só ouvidas, mas acolhidas, é que a gente consegue ter uma prefeitura de fato cidadã".

A vereadora Marielle Franco afirmou que a Câmara do Rio está aberta para receber as demandas da sociedade e quer contribuir no estabelecimento das metas para a cidade. "É com muita alegria que eu vejo esse Salão Nobre repleto de representatividades visando a orientar as políticas públicas para a cidade do Rio de Janeiro e o orçamento previsto, e que cobram, além da fala e da proposição, a forma como a implementação da política será colocada no debate público sobre o planejamento estratégico".

O vereador Tarcísio Motta lamentou a ausência de um representante da prefeitura para ouvir a demanda dos participantes e reforçou que o papel dos vereadores é de estar atentos às sugestões para a elaboração do plano estratégico. "Só assim poderemos fazer uma intervenção melhor no Plenário da Câmara, apresentar as proposições legislativas e estimular os debates".