Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 24 de Agosto de 2017

Alô Câmara Rio Alô Câmara Rio

Atendimento ao Cidadão.

Veja aqui os canais disponíveis.

Acompanhe o Plenário da Câmara Rio

Foto: ASCOM

No Grande Expediente desta terça-feira (08), a vereadora Marielle Franco (PSOL) relembrou os 11 anos da Lei Maria da Penha, afirmando que apesar dos avanços, ainda há muito o que fazer com relação à violência contra as mulheres.

O vereador Cesar Maia (DEM) pediu um minuto de silêncio pela morte do cantor e compositor Luiz Melodia. Em seguida, leu um texto que escreveu analisando os votos que culminaram no arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer.

O vereador Professor Rogério Rocal (PTB) falou sobre reclamações feitas pelas redes sociais no bairro de Campo Grande em que interviu: uma sobre a demora da linha do ônibus 187 e outra com relação à situação precária da Escola Municipal Dr. Jair Tavares de Oliveira.

O vereador Otoni de Paula (PSC) abordou a questão do uso de drogas, citando a cantora gospel Daniela Araújo que assumiu ser dependente química. "O assunto deve ser tratado com clareza e menos discriminação possível".

O vereador Fernando William (PDT) tratou sobre as visitas que realizou a duas unidades de saúde nos bairros da Pavuna e de Barros Filho. "Visitando essas clínicas, pude observar que não basta mantê-las aparentemente funcionando. Em uma delas já não funciona internet nem telefones, faltam insumos básicos, medicamentos como os analgésicos mais simples", denuncia.

O vereador Carlo Caiado (DEM) se pronunciou, em nome da Mesa Diretora, sobre a matéria do Jornal O Globo que questiona o aluguel de salas pelo legislativo carioca. Ele afirmou que a Câmara Municipal precisa de mais espaço para abrigar as demandas das 26 comissões permanentes e dos 76 setores administrativos. O parlamentar explicou ainda que a Mesa Diretora tem buscado atender as necessidades da Casa sem perder de vista a economia de custos em diversas áreas e mantendo a transparência de seus atos.

O vereador Marcelo Arar (PTB) homenageou o sírio Mohamed Ali com o Voto de Congratulações, Louvor e Respeito. Mohamed Ali é comerciante ambulante em Copacabana e semana passada foi agredido física e verbalmente por outro ambulante, em um caso de xenofobia.

Na Ordem do Dia, foi aprovado em 2ª discussão o Projeto de Lei no 196/2017, de autoria do vereador Ítalo Ciba (PT do B), que obriga a rede municipal de educação a aplicar no início de ano letivo e a cada semestre uma avaliação psicológica aos alunos.

Em 1ª discussão foi aprovado o Projeto de Lei no 135/2017, de autoria do vereador Marcelino D’Almeida (PP), que determina que as salas de cinema da cidade exibam filmes nacionais com legendas, para atender às necessidades das pessoas com deficiência auditiva.