Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2017

Alô Câmara Rio Alô Câmara Rio

Atendimento ao Cidadão.

Veja aqui os canais disponíveis.

Câmara cria CASTRAMÓVEL para controle populacional de cães e gatos

Foto: Reprodução

O vereador Luiz Carlos Ramos Filho (PODE) apresentou o Projeto de Lei n° 172/2017, que institui o serviço público de castração de cães e gatos por meio de um veículo móvel itinerante: o CASTRAMÓVEL. A unidade deverá circular por toda a cidade do Rio de Janeiro para proceder à castração e à esterilização dos animais, bem como realizar ações de educação sobre o trato com os animais para as famílias carentes.

O projeto prevê que o CASTRAMÓVEL conterá dois médicos veterinários cirurgiões, um médico veterinário anestesista, dois auxiliares de serviços veterinários, dois motoristas, um agente administrativo, um auxiliar de serviços gerais e um palestrante, bem como profissionais que se fizerem necessários para atingir a meta: findar com os animais errantes na cidade. Além dos profissionais, a unidade será equipada com duas mesas de cirurgia, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais e outros materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto.

"Nossa intenção é que cada unidade CASTRAMÓVEL faça a castração de cinquenta animais nos dias úteis e vinte e cinco animais nos finais de semana, totalizando 15, 6 mil animais por ano, número este que poderá ser ampliado na medida da disponibilidade de recursos", adianta o parlamentar.

Para fazer jus ao benefício da castração, o responsável pelo animal deverá assistir à palestra educacional, apresentando no ato da inscrição original e cópia do comprovante de sua residência, identidade e CPF. Terão prioridade no atendimento as famílias cadastradas em outros programas sociais da Prefeitura. Para viabilizar a consecução do projeto, o Poder Público fica autorizado a celebrar convênio ou parcerias com entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais, universidades, estabelecimentos veterinários, empresas públicas ou privadas e entidades de classe.