Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 17 de Dezembro de 2017

Grupo sanguíneo e fator RH em capacete ou uniforme de motociclistas

Foto: Reprodução

Em todo o país cresce o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Para agilizar os procedimentos médicos de socorro, caso seja necessário efetuar transfusão de sangue, o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) apresentou o Projeto de Lei n° 1953/2016, que inclui informações sobre o grupo sanguíneo e fator RH no uniforme ou capacete dos motoboys e mototaxistas.

A medida determina às empresas e aos autônomos que utilizam o serviço de motoboy ou mototáxi incluam nos uniformes ou capacetes, em local visível, o grupo sanguíneo e o fator RH.

De acordo com o parlamentar, "com a inclusão do grupo sanguíneo e do fator RH no uniforme ou no capacete dos motoboys e mototaxistas, em caso de um eventual acidente, médicos, paramédicos e enfermeiros ganharão tempo e poderão realizar o procedimento com segurança, aumentando a probabilidade de salvamento, ou seja, as equipes de salvamento terão dados mais precisos para o primeiro atendimento que é fundamental para salvar a vida da vítima".