Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2017

Alô Câmara Rio Alô Câmara Rio

Atendimento ao Cidadão.

Veja aqui os canais disponíveis.

Taxa específica para cobrança de licenciamento ambiental

Foto: Reprodução

A preocupação crescente da população com questões ambientais provocou uma ampliação das ações municipais para desestimular a ação de agentes poluidores. Entre elas, a criação da Taxa de Licenciamento Ambiental Municipal – TLAM, proposta pelo Poder Executivo por meio da apresentação do Projeto de Lei n° 245/2017.

A taxa terá como fato gerador o poder de polícia do Município em ações como autorização, vigilância e fiscalização ambiental. Deverá ser paga pela concessão ou prorrogação do licenciamento ambiental considerando o porte da atividade e o potencial poluidor, entre outros.

Os recursos obtidos permitirão que a prefeitura possa realizar ações de vigilância e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras, que utilizam recursos ambientais ou que sejam capazes de degradar o meio ambiente.

O chefe do Poder Executivo esclarece que diversas ações, antes executadas pelo governo estadual, foram passadas para a competência do Município sem a compensação financeira e estão sendo mantidas por toda a sociedade por meio da arrecadação de impostos. "Entendo ser justa a melhor distribuição desse ônus, de modo que ele recaia principalmente sobre os causadores das despesas, realizando com isso o princípio jurídico do poluidor pagador", argumentou o prefeito.