Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2018

Projeto estabelece Programa Workshop Vocacional nas Escolas

Foto de:   Reprodução

Com o objetivo de ampliar a visão dos alunos da rede de ensino fundamental sobre as diversas profissões no mercado de trabalho, estimular a curiosidade das crianças sobre as mais variadas ocupações existentes e a forma de alcançá-las, o vereador Jair da Mendes Gomes (PMN) apresentou o Projeto de Lei n° 452/2017, que institui o Programa Workshop Vocacional nas Escolas.

A proposta autoriza as empresas privadas a realizarem palestras, discussões e ensinamento de técnicas sobre os serviços que prestam nas salas de aula.

Segundo o projeto, a empresa poderá fornecer brindes constando marca e slogan para os alunos que participarem do workshop, tais como camisetas, bonés, chaveiros, bolas de futebol, canetas e jogos de tabuleiro. A proposta proíbe, entretanto, brindes relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e substâncias químicas que causem dependência, bem como aquela que, de qualquer modo, incite a violência ou atente contra os bons costumes. Propagandas político-partidárias ou nomes de pessoas que concorrerão a cargos públicos eletivos municipais, estaduais e federais nos brindes doados aos alunos também não serão permitidos.

"Muitos meninos e meninas dos guetos da cidade optam por abandonarem seus estudos ao término do ensino fundamental porque os ofícios que conhecem não apresentam a necessidade de conclusão do ensino médio e tão pouco do diploma universitário. Nossa intenção é dar oportunidades para que os jovens saibam que o mundo do crime não é a melhor opção", explica Jair da Mendes Gomes.