Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2018

Incentivo ao cooperativismo

Foto de:   Foto: Reprodução

11/05/2018

O cooperativismo já é realidade em diversos países, mas no Brasil a atividade caminha a passos lentos. Pensando na cidade do Rio de Janeiro, o vereador Cesar Maia (DEM) apresentou o Projeto de Lei nº 9/2017, que dispõe sobre Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo.
Entre os objetivos do Projeto de Lei estão estimular a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural; incentivar as atividades cooperativas já existentes no município e buscar a formação de grupos interessados em constituir novas cooperativas; propiciar maior capacitação dos cidadãos pretendentes ou associados das cooperativas; e divulgar as políticas governamentais em prol do setor.
Para Cesar Maia, o cooperativismo é um dos caminhos viáveis para se chegar ao desenvolvimento da sociedade. "Na Europa, 45% da população é cooperativada, e nos Estados Unidos o índice é de 35%. No Brasil, são apenas 5%. A dificuldade de crescimento do setor envolve a combinação perversa entre a falta de informação e a falta de ação do Poder Público", explica o parlamentar.
O vereador ainda ressalta que o objetivo da proposta é a aproximação dos interesses de autoridades públicas, grupos empresariais, associações econômicas e moradores. "Os habitantes de uma região podem utilizar esta motivação para se associar economicamente e transformar seus bairros. Enquanto isso, a administração pública detém o poder de organizar e regulamentar a realização das atividades financiadas conjuntamente e a iniciativa privada aplica os seus recursos com maior segurança e, consequentemente, investe mais", esclarece.