Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2018

Plano de prevenção contra a obesidade

Foto de:   Foto: Reprodução

11/05/2018

O aumento da incidência de doenças associadas à obesidade intensificou os debates sobre o tema. Com o objetivo de identificar as causas e frear o avanço das patologias, os vereadores Felipe Michel (PSDB) e Dr. Carlos Eduardo (SD) apresentaram o Projeto de Lei n° 649/2017, que institui o Plano Municipal de Prevenção à Obesidade.
A medida tem como objetivo identificar as causas da obesidade e difundir informações sobre o tratamento adequado. O Plano Municipal de Prevenção à Obesidade buscará promover palestras no dia nacional de prevenção à obesidade – 11 de outubro – para profissionais de saúde e pacientes, idealizar canais de atendimento e monitorar casos que necessitem de cuidado, entre outros.
Os pacientes diagnosticados com obesidade terão prioridade na participação de programas municipais voltados para a prática de atividades físicas e qualidade de vida. Um sítio digital deverá exibir a relação de instituições públicas de todos os entes da federação que disponibilizem serviços médicos de nutrição, cirurgias e prevenção.
Os autores da medida alertam para o crescimento da obesidade no país e, principalmente, na cidade do Rio de Janeiro, o que pode estar associado ao crescimento de doenças como hipertensão e diabetes. "Em 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11, 8% em 2006 para 18, 9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. No Rio de Janeiro, a prevalência da obesidade é maior que a média nacional, 20, 9% da população, sendo que mais da metade da população está com excesso de peso. O crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão", alertaram.
A matéria ainda não recebeu parecer da Comissão de Justiça e Redação e das demais comissões pertinentes.