Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2018

Comissão vistoria obra emergencial na Praia da Macumba

Foto de:   Reprodução

14/05/2018

Os vereadores Zico Bacana (PHS) e Italo Ciba (Avante), presidente e vice da Comissão Permanente de Defesa Civil da Câmara do Rio estiveram , na quinta-feira (3), na Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, para vistoriar a conclusão da obra emergencial para recuperação de parte da orla (trecho de aproximadamente 300 metros), do calçadão e da pista que desabaram em outubro do ano passado devido a uma forte ressaca.
Durante a vistoria, os parlamentares conversaram com o engenheiro responsável pela obra que informou que as contenções já foram finalizadas, restando ainda a reconstrução do trecho que compreende a ciclovia e o calçadão com previsão até o final de maio.
Ao custo de R$ 14, 5 milhões, a intervenção emergencial foi executada pela Fundação Coppetec-UFRJ e terminou no mês de março. A prefeitura estuda medidas jurídicas necessárias para contratar o instituto novamente, com dispensa de licitação. "Agora será impossível o mar avançar e tomar as casas por causa da obra. Antes a imagem era de catástrofe e agora não há mais risco para as residências próximas. Os funcionários estão terminando o calçadão e a ciclovia e viremos aqui para conferir o término dessa fase", salientou o vereador Italo Ciba.
Morador do Recreio dos Bandeirantes, o aposentado Sérgio Pereira, 69 anos, contou que passa no local todos os dias e considerou o trabalho bom. "Agora espero que a mãe natureza ajude, porque frequento esse local há 50 anos e nunca vi um desmoronamento tão sério", disse ele, que costuma andar de bicicleta naquele trecho da orla.
Para contratar novamente a Coppetec para elaborar os estudos que servirão de base para as obras, a prefeitura necessitará de verba e estuda a forma legal de contratação. A fundação não participa de concorrências públicas por ser uma instituição sem fins lucrativos. O autor do projeto original, elaborado em 2000, é o engenheiro Paulo Rosman, professor da Coppe (UFRJ).