Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 25 de Maio de 2018

CADEG tem prédio tombado pelo parlamento municipal

Foto de:   Reprodução

14/05/2018

Pela sua importância histórica, comercial e econômica para a cidade e o estado do Rio de Janeiro, o tradicional Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG), localizado no bairro Benfica, foi tombado pela Lei n° 6.349/2018, de autoria do vereador Thiago K. Ribeiro (PMDB).
Contando com 706 lojas e salas e 380 empresas instaladas, o CADEG comporta vários segmentos de comércios e serviços, o mercado é conhecido como uma das grandes referências na área de gastronomia, pela variedade e qualidade de seus restaurantes e festivais gastronômicos.
Originalmente, um centro de distribuição de produtos para lojas e restaurantes da cidade, o CADEG foi além, e nos últimos anos se transformou num grande polo gastronômico, ganhando novos bares e restaurantes, mas mantendo sempre sua essência e atmosfera de "mercadão", o que tem atraído cada vez mais gente.
Ocupando quase 100 mil m², o CADEG é o maior distribuidor de flores do Estado, vendendo, em média, meio milhão de flores por mês. No ramo da alimentação, o mercado consagrou-se na comercialização de produtos nacionais e importados, como bacalhau, cereais, verduras, legumes, frutas frescas, polpas, laticínios, bebidas, produtos descartáveis e decoração. O Centro recebe cerca de 10 mil pessoas por dia, gerando cinco mil empregos diretos e indiretos.
Na época de datas festivas, o CADEG dá um salto bem significante em suas vendas. No Natal, por exemplo, o Mercado recebe um grande público que vai às compras para adquirir os produtos para a ceia – principalmente o bacalhau. O peixe é o grande destaque do local e são vendidas em média de 20 a 30 toneladas por mês. Esse número aumenta consideravelmente no mês de dezembro com venda em torno de 300 toneladas.
"A importância histórica e cultural do CADEG para o Rio de Janeiro, em especial para os moradores dos bairros de Benfica e São Cristovão, assim como para seus comerciantes e os assíduos frequentadores, é motivo muito relevante para a apresentação desta proposta de tombamento, que tem por finalidade proteger a edificação erguida no final de 1962", ressalta o autor da proposta.