Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2018

Servidores municipais poderão trabalhar de bermuda durante o verão

Foto de:   Reprodução

15/05/2018

A produtividade dos funcionários é afetada diretamente pelas condições do trabalho. Preocupado em proporcionar condições adequadas para a prestação do serviço público, o vereador Cesar Maia (DEM) apresentou o Projeto de Lei n° 670/2017, que autoriza o uso de bermudões, calças, bermudas e similares, na altura do joelho, para os servidores municipais durante a jornada de trabalho no período de verão, entre 21 de dezembro e 21 de março.

O autor da proposta explica que, por questões antropológicas e sociais, nossa cultura impõe certas formalidades, exigindo, muitas vezes, o traje completo para a maioria das profissões existentes no país. "Esta tradição, contudo, não se adequa aos climas brasileiro e, sobretudo, carioca. Além disso, a produtividade de qualquer funcionário é afetada negativamente pelo calor excessivo", afirma o parlamentar.

Para o vereador, as medidas que beneficiem a saúde e o bem-estar do servidor municipal terminam por melhorar o atendimento à população, como a coleta de lixo, a poda de árvores e o controle do trânsito. O parlamentar ressalta ainda que, embora os sistemas de refrigeração pareçam sanar a questão do calor durante a jornada de trabalho, eles não solucionam o calor que age durante o deslocamento das pessoas para o trabalho.