Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2018

Projeto de Lei visa estruturar a cidade para os blocos de carnaval

Foto de:   Reprodução

03/07/2018

Os blocos de carnaval já são uma tradição no Rio de Janeiro e começam a movimentar a cidade cerca de duas a três semanas antes da festa de Momo. Com o objetivo de disciplinar o evento, tramita na Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 292/2017, de autoria do vereador Carlo Caiado (DEM), que cria o circuito de blocos no Município do Rio de Janeiro.

De acordo com a proposta, blocos com até cinco mil foliões e sem patrocínio comercial podem acontecer em ruas da cidade, desde que previamente autorizados; blocos com expectativa de público acima de cinco mil foliões deverão ser realizados em áreas previamente definidas pelo Poder Executivo, obedecendo ao critério de realização, em áreas públicas apropriadas, para eventos de grande porte.

O vereador Carlo Caiado explica que o projeto visa à preservação das áreas públicas da cidade e o atendimento do folião e dos moradores dos bairros com segurança e respeito. "Com o crescimento do carnaval de rua do Rio de Janeiro, temos observado, nos últimos anos, uma desordem crescente, que vem sendo prejudicial aos foliões e aos moradores onde os blocos desfilam, sobretudo nos casos com grande aglomeração de pessoas. Muitas vezes o local não tem infraestrutura compatível para determinado evento", declarou o parlamentar.