Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 24 de Setembro de 2018

Rio poderá ter espaços de atenção à primeira infância em horário noturno

Foto de:   Reprodução

04/07/2018

Com o objetivo de atender às famílias que tenham suas atividades profissionais ou acadêmicas concentradas no horário noturno, os vereadores do PSOL Marielle Franco e Tarcísio Motta apresentaram o Projeto de Lei nº 17/2017, que institui o "Programa de Espaço Infantil Noturno em Atenção à Primeira Infância" no Município do Rio de Janeiro. Conforme a proposta, o espaço infantil noturno utilizará a estrutura já existente ou a ser desenvolvida nas creches e nos espaços infantis da rede municipal para contemplar as crianças de seis meses a cinco anos e onze meses incompletos, das 17h às 23h, com equipe multiprofissional para o cuidado, o desenvolvimento de atividades lúdicas e a segurança das crianças.

Além de atender à demanda das famílias que trabalham ou estudam no horário noturno, o projeto visa à ampliação de vagas na primeira infância em turno noturno e à garantia do direito da criança de permanecer em um espaço seguro de desenvolvimento.

O projeto de lei prevê, entre as ações, seleção dos profissionais com formação em educação infantil por meio de concurso público; interação com o Programa Saúde da Família, para o acompanhamento das crianças e dos responsáveis; elaboração de relatórios semestrais sobre as atividades desenvolvidas nas unidades; e monitoramento anual do programa, com o intuito de aprimorar ou ampliar as ações desenvolvidas em cada unidade.
"Sabe-se que um dos principais motivos de evasão escolar está relacionado ao grande contingente de jovens que se tornam pais ainda na juventude e não têm a possibilidade de conciliar o ensino noturno com o cuidado e atenção de seus filhos. Da mesma forma encontram-se os responsáveis que precisam trabalhar no período noturno e na madrugada. Por esta razão, acreditamos que a aprovação desse projeto contribuirá significativamente na segurança e economia familiar e na qualificação do cuidado e educação infantil em nossa cidade", afirmam os autores.