Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2018

Escolas municipais poderão ter palestras sobre crimes cibernéticos

Foto de:   Reprodução

04/07/2018

Crime informático, e-crime, cybercrime, crime eletrônico ou digital são termos empregados para designar toda ação em que um computador ou uma rede de computadores é utilizado para a realização de ilícitos. Em 2016, o país registrou 42, 4 milhões de ocorrências, tendo esse número se agravado em 2017, quando 62 milhões de brasileiros foram afetados por esta conduta. Como forma de conscientizar crianças, jovens e seus familiares, o vereador Felipe Michel (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 810/2018, que institui a atividade de seminários, palestras e divulgação de combate aos crimes de informática na rede pública de ensino do Município do Rio.

Felipe Michel ressalta que cerca de 61% da população adulta com acesso à internet no país já sofreram com crimes eletrônicos. Dados da empresa Norton, provedora global de soluções de segurança cibernética, apontam que o prejuízo total da prática para o país foi de US$ 10, 3 bilhões. Para Michel, independentemente do tipo de crime, esse ato tem como intuito lesar alguém, sendo "de extrema importância informar e prevenir as pessoas, para que esse tipo de conduta ocorra cada vez menos", ressaltou.

O projeto em tramitação na Câmara do Rio prevê que as escolas municipais deverão inserir em suas atividades palestras de prevenção e combate aos crimes de informática, alertando quanto às modalidades, suas consequências e comprometimentos psicológicos, familiares e sociais. De acordo com a medida, a programação deverá envolver os pais ou os responsáveis, como estratégia de continuidade da prevenção e alerta ao tráfico de pessoas.