Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2018

Câmara promove debate sobre a "Desburocratização do Modal de Táxi"

Foto de:   ASCOM

04/07/2018

A Câmara do Rio realizou, na sexta-feira (29), debate com o tema "Desburocratização do Modal de Táxi". Iniciativa do vereador Leonel Brizola (PSOL), o evento contou com a presença do secretário municipal de Transportes, Diógenes Dantas Filho; do coordenador técnico de Transporte Complementar, Jorge Ribeiro; do subsecretário da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Sergio Eduardo Martins de Oliveira; do coordenador de táxi, Ayrton Aguiar Ribeiro; do diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RJ), Hugo da Costa Lima; da engenheira da Coppe/UFRJ, Clara Contursi; e dos taxistas Sylvio Gouvea e Antonio Couto.

O vereador Leonel Brizola considerou o debate excelente pela presença de representantes do Poder Executivo, do meio acadêmico científico, da categoria e das plataformas digitais, que não se manifestaram durante o debate. "Os taxistas deram seu relato sobre seus cotidianos e sobre os empecilhos do ir e vir na cidade do Rio de Janeiro", destacou o parlamentar. Brizola falou também sobre as principais reivindicações da categoria, como a concessão de um tratamento igual aos taxistas por parte da Prefeitura do Rio. "Não há como ter competição do mesmo modal. Os taxistas precisam parar várias vezes para fazer aferições e vistorias, enquanto que as plataformas digitais alugam o carro, se cadastram e criam um gasto para cidade, com o adensamento de mais veículos nas ruas".

O parlamentar revelou que será criada uma comissão para que se debata a "uberização" na cidade do Rio de Janeiro. "Ficou claro que o Rio de Janeiro investiu pesado no transporte de massa, como BRT e VLT, e agora a cidade tem um adensamento absurdo de transporte de plataformas digitais como o Uber, que tem mais de 150 mil veículos rodando na cidade, sem regulamentação e fiscalização", alertou Brizola.