Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 13 de Dezembro de 2018

Frente Parlamentar apoia Setembro Amarelo

Foto de:   ASCOM

13/09/2018

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no mundo, a cada 40 segundos alguém tira a própria vida e, no Brasil, são 32 cidadãos mortos por dia.  A OMS também informa que a cada 10 casos de suicídio, nove poderiam ter sido evitados.

Para conscientizar a população sobre a existência da doença e da importância da prevenção, ações são realizadas mundialmente com esta finalidade durante este mês, conhecido também como Setembro Amarelo.  Devido à falta de discussão sobre o assunto, muitas pessoas não reconhecem os sinais de que alguém próximo esteja com ideias suicidas. E são prejudicadas pela carência de informações, já que desconhecem a quem recorrer.

Em apoio ao movimento, a Frente Parlamentar de Saúde Mental da Câmara do Rio organizou no dia 10 de setembro uma grande ação para conscientizar a população carioca sobre a valorização à vida. Houve distribuição de material informativo em diversos pontos da cidade, como praças, estações de metrô e de BRT. A ação contou com o apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação, do Centro de Valorização à Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), dentre outros.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Felipe Michel (PSBD), lembrou que é preciso alertar à sociedade sobre a gravidade do problema e ter atenção com quem está à volta. "Precisamos falar sobre o assunto e ver como podemos ajudar quem precisa e está passando por um momento difícil como esse", afirmou o parlamentar.