Logo Câmara Municipal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2020

Centros de reciclagem serão implantados em comunidades do município

Foto de:   Reprodução

29/10/2019

A reciclagem é um tema bastante disseminado entre a população carioca, mas ainda precisa evoluir na prática para aumentar os indicadores. Para isso, o vereador Thiago K. Ribeiro (MDB) apresentou à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.484/2019, que determina a criação de Centros de Apoio a Reciclagem (CAR) em comunidades de baixa renda do município.

Os centros terão como objetivo ajudar na preservação do meio ambiente por meio da reciclagem de resíduos, apoiar os catadores para recebimento de material coletado mediante remuneração e realizar a separação dos resíduos recicláveis para destinação às cooperativas cadastradas junto à Companhia de Limpeza Urbana da cidade do Rio (Comlurb).

O Poder Executivo ficará responsável por desenvolver a criação dos centros e realizar o licenciamento urbanístico e ambiental da área destinada, além de estimular a parceria público-privada para a construção, manutenção e operação desses centros.

"Queremos melhorar os índices de reciclagem na cidade através da criação de mecanismos práticos e próximos às comunidades, que embora produzam um volume muito grande de resíduos que podem ser reciclados, não conseguem evoluir na reciclagem", explica o autor da proposição.